Em 30 de Junho de 2023, o valor do património imobiliário detido por Organismos de Investimento Imobiliário (O.I.I.), que inclui imóveis, participações em Sociedades Imobiliárias e Unidades de Participação de O.I.I., ascendeu a 12.540,0 milhões de euros, o que representa um crescimento de 0,3% em relação a Maio de 2023. Desde o final de 2022, verifica-se um aumento de 0,7%, enquanto que, nos últimos 12 meses, se verificou uma subida de 19,1%.
Na mesma data, o valor líquido global dos O.I.I., ascendeu a 11.269,9 milhões de euros, o que representa uma subida de 0,7% face ao mês anterior. Desde o final de 2022, verifica-se um aumento de 1,6%, enquanto que, nos últimos 12 meses, se verificou um crescimento de 13,6%.
No mês em análise, não foi constituído foram constituídos 3 novos O.I.I., muito embora apenas dois deles integrem a presente publicação: “Floresta de Portugal – FEIIF” e “ZW Capital - SICAFI Especial”. No mesmo período verificou-se a liquidação do Fundo “GNB Alta Vista” e a fusão, por incorporação, do Fundo “Novo Banco II – FUNGEPI” no Fundo “Novo Banco – FUNGEPI. Assim, o número de O.I.I. em actividade, incluídos nesta publicação, não sofreu alterações, mantendo os 206 observados em Maio de 2023.
Adicionalmente, os OII “OBVI Investiments – SICAFI” e “Office Park Expo”, anteriormente geridos, respectivamente, pela Ínsula Capital e pela Libertas, passaram a ser administrados, respectivamente, pela LYNX Asset Management e pela Southcap – SGOIC.