A
Abertura de Posição - Operação inicial de investimento que expõe o investidor às consequências da variação do preço de um ativo financeiro. O investidor assume uma posição longa (compradora), caso se coloque numa posição em que beneficie da subida do preço do ativo, ou uma posição curta (vendedora), caso, pelo contrário, se coloque numa posição em que beneficie da descida daquele preço. (Ver também Reforço de Posição, Encerramento/Fecho de uma Posição, Posição Longa, Posição Curta, Posição Quadrada e Cobertura de Risco)
Ação (ou Ação Ordinária) - Valor mobiliário representativo de uma participação social em sociedade anónima e que confere ao seu proprietário, entre outros, o direito de voto nas assembleias gerais, ao recebimento do dividendo (se existir) e à quota-parte do capital próprio em caso de liquidação da sociedade.
Ação Preferencial sem Voto - Ação que confere um dividendo prioritário retirado dos lucros que possam ser distribuídos, e ao reembolso prioritário do seu valor nominal no caso de liquidação da sociedade. Estas ações conferem todos os direitos inerentes às ações ordinárias exceto o direito de voto.
Accionista - Detentor de uma ou mais ações
Accumulated Benefit Obligation (ABO) - Valor dos benefícios adquiridos ou meras expetativas correspondentes aos serviços passados, calculados num determinado momento (atual), com base nos salários daquele momento.
Acordo de Recompra (Repurchase Agreement ou Repo) - Os acordos de recompra ou repos, termo derivado da terminologia anglo-saxónica repurchase agreements, constituem uma forma de financiamento em que o devedor — normalmente uma instituição financeira —, cede títulos da sua carteira — por exemplo, valores representativos de dívida pública —, como contrapartida de um empréstimo e, simultaneamente, se obriga a recomprá-los numa data pré-estabelecida. A diferença entre os preços de venda e de recompra constitui o juro pago pelo devedor.
Ativos - Os ativos são valores patrimoniais positivos, representativos de créditos, direitos ou bens que o agente económico seu titular possuiu ou tem a haver. Por contraposição, os passivos são valores patrimoniais negativos, representativos de dívidas, obrigações, compromissos ou responsabilidades do agente económico
Ativo Financeiro - Os ativos financeiros são ativos intangíveis (isto é, que não têm existência física) que conferem ao respetivo detentor — o investidor — o direito ao recebimento de benefícios em data futura, sendo a responsabilidade pelo seu pagamento da entidade que procedeu à sua emissão — entidade emitente.
Ativos imobiliários - Imóveis, unidades de participação em OII e participações sociais em sociedades imobiliárias.
Ativo Subjacente (ou Ativo de Base) - Ativo que serve de base à determinação dos fluxos monetários (remuneração periódica e valor de reembolso) de um instrumento financeiro ou que constitui o objeto do investimento realizado através de instrumentos financeiros de natureza derivada (tais como os futuros, as opções e os warrants autónomos).
Atuário - Pessoa que de acordo com métodos atuariais e contabilísticos reconhecidos, procede à avaliação das responsabilidades e custos afetos ao financiamento de um plano de pensões.
Atuário Responsável - Atuário designado pela entidade gestora de um Fundo de Pensões que financia um ou mais planos de pensões de benefício definido ou misto e a quem compete elaborar o relatório atuarial anual e proceder às certificações previstas na lei.
Adesão Coletiva - Contrato celebrado entre a entidade gestora de um Fundo de Pensões aberto e um ou mais associados que pretendem aderir ao Fundo e financiar por via deste o respetivo plano de pensões.
Adesão Individual - Contrato celebrado entre a entidade gestora de um Fundo de Pensões aberto e um contribuinte (pessoa individual ou coletiva), sendo as unidades de participação adquiridas pertença do participante em nome do qual as unidades de participação no Fundo foram adquiridas.
Agência de Notação de Risco (ou Agência de Rating) - Entidade especializada que emite notações de rating, ou seja, procede à classificação do nível de risco de uma empresa ou instrumento financeiro.
Agente de Cálculo - Entidade ou parte de um contrato designada como responsável pelo cálculo do valor de um índice, de um derivado ou de outro instrumento financeiro, sempre que o respetivo valor não possa ser obtido através do funcionamento normal do mercado.
Agrupamento de Fundos - Constituído por outros fundos, carateriza-se por uma elevada flexibilidade de transferência entre os fundos que o compõem. Permite ao participante diversificar a natureza dos seus investimentos e transferir as suas aplicações entre os fundos sempre que deseje, normalmente com comissões de subscrição/resgate nulas ou reduzidas.
Ajuste Diário de Perdas e Ganhos (Mark-to-Market) - Procedimento pelo qual são diariamente apuradas e liquidadas as perdas e os ganhos numa posição em contratos de derivados.
Alavancagem - Relação mais que proporcional entre as perdas ou ganhos resultantes do investimento e a variação do preço do ativo subjacente ou do indexante. Resulta de um processo através do qual um investidor amplia os ganhos e as perdas potenciais, aumentando, consequentemente, o risco. Este processo pode ser desencadeado pelo próprio investidor, investindo mais do que os seus recursos próprios (através da obtenção de capital emprestado), ou por via de instrumentos financeiros derivados, obtendo o mesmo efeito na medida em que à partida apenas é exigido o desembolso de uma parte – isto é, uma margem – do montante total do valor do investimento a que o investidor fica exposto.
Alocação de ativos - A distribuição dos ativos da carteira por diferentes classes de ativos e valores.
Amortização (ou Reembolso) - Pagamento de um capital em dívida. A amortização pode ser total, se todo o capital em dívida for reembolsado, ou parcial, se apenas parte do capital em dívida for pago.
Amortização Antecipada (ou Reembolso Antecipado) - Corresponde ao pagamento de uma dívida antes do prazo previamente estabelecido. A amortização antecipada é total, se for reembolsada a totalidade do valor em dívida, ou parcial, se apenas for paga parte do valor em dívida.
Anuidade - Quantia em dinheiro paga anualmente ou com outra periodicidade ao respetivo beneficiário por um período determinado ou até à verificação de um determinado fato (ex. morte).
APFIPP - Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios.
Aplicação Financeira (ou Investimento Financeiro) - Ato de investir um determinado capital por um certo período de tempo. Apólice: Documento onde se regista por escrito o contrato de seguro, estabelecendo os direitos e as obrigações do segurado e do tomador do seguro, nomeadamente as condições gerais e particulares aplicáveis.
Arbitragem - Realização simultânea de compras e vendas de um mesmo ativo em mercados distintos (ou em diferentes segmentos de um mesmo mercado), com vista à obtenção de ganhos isentos de risco, proporcionados por inconsistências momentâneas ou desfasamentos de preços.
Arbitragem Curta-Longa (ou Reverse Cash-and-Carry) - Forma de arbitragem caraterizada pela conjugação da venda à vista do ativo (através de uma operação de short selling) com a compra simultânea a prazo (através de um forward ou de um futuro) do mesmo ativo.
Arbitragem Longa-Curta (ou Cash-and-Carry) - Forma de arbitragem caraterizada pela conjugação da compra à vista do ativo com a venda simultânea a prazo (através de um forward ou de um futuro) do mesmo ativo.
Arbitragista - Agente económico que realiza operações de arbitragem.
Associado - A empresa ou organismo, independentemente de incluir ou de ser composto por uma ou várias pessoas singulares ou coletivas, que atue como empregador e que estabeleça um plano de pensões ou de benefícios de saúde ou um mecanismo equivalente, ou, em caso de atividade transfronteiras, que atue como empregador, como trabalhador independente, ou como uma combinação de ambos, e que estabeleça um plano de pensões ou contribua para uma instituição de realização de planos de pensões profissionais.
At-the-Money - Situação em que o preço de exercício de uma opção (ou de um warrant) é igual ao preço corrente no mercado do ativo subjacente. Significa que se a opção (ou o warrant) fosse exercida(o) de imediato produziria um lucro nulo. Considerando a existência de um prémio pago pela opção (ou pelo warrant) esta situação produziria um prejuízo de montante igual a esse prémio.
Auditor - Pessoa ou entidade responsável pela confirmação e certificação do cumprimento das regras e melhores práticas de registo, contabilização, procedimento e declarações da entidade gestora do Fundo de Pensões.
Autoridades Supervisoras - Entidades governamentais ou sob tutela governamental que regulam ou controlam a atividade dos Fundos; é o caso da CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, da ASF - Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e do Banco de Portugal.
Avaliação Atuarial - Avaliação efetuada por um atuário com o objetivo de estimar o valor das responsabilidades e custos afetos ao financiamento de um Plano de Pensões.