Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios
   
 

Titulo : Formação "Finanças Comportamentais"
Data : 23-04-2021
Hora: : 09:30
 

Formação "Finanças Comportamentais"

Data: 23 de Abril de 2021 

Horário: Das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h

Duração: 6h

Local: Online (Zoom)

Formadores: Gonçalo Sommer Ribeiro

Destinatários:
Todos os profissionais que exerçam funções na área dos investimentos, nos quais se englobam colaboradores de Sociedades Gestoras de Fundos de Investimento Mobiliário e de Sociedades Gestoras de Patrimónios, entre outros profissionais com interesse na temática em apreço. Investidores por conta própria e investidores em geral.

Objectivos Gerais:
Com esta Acção de Formação pretende-se proporcionar, aos participantes da formação, uma nova visão sobre as teorias financeiras actuais que divergem das teorias clássicas e que estão de certa forma já ultrapassadas, introduzindo um factor humano e imperfeito. Para além de dar a conhecer um novo campo do conhecimento, permite ainda uma flexibilização da forma como o ser humano toma decisões e quais os elementos que o fazem divergir da solução óptima. Divididos entre enviesamentos cognitivos e emocionais, a identificação e mitigação destes erros será a temática a abordar. O objectivo final é que o formando consiga identificar quais os motivos da sua tomada de decisão de investimento, o que está por detrás da decisão, de identificar se não há enviesamentos e, no final, saber como os mitigar para que esteja mais próximo da decisão de investimento óptima. Simultaneamente o formando terá acesso a novos métodos de alocação de capital e de asset pricing, tendo por base a teoria das Finanças Comportamentais.

Objetivos Específicos:
No final da Formação, os Formandos deverão ser capazes de:
• Apreender a diferença entre a Teoria das Finanças Clássica e Comportamental;
• Enumerar os diferentes erros cognitivos e os enviesamentos emocionais;
• Mitigar a existência dos enviesamentos na tomada de decisão de investimentos e minimizar as suas consequências negativas;
• Reconhecer novos modelos de asset pricing desenhados segundo as Finanças Comportamentais;
• Ser capaz de fazer uma autoanálise sobre os próprios erros e enviesamentos que comete ao investir;
• Conseguir explorar erros dos outros investidores;
• Ter uma nova perspectiva sobre o comportamento humano e o processo de decisão dos investidores.
 

Conteúdos Programáticos:

Teoria Clássica vs Teoria Comportamental:
•Pressupostos
•Modelos de Investimento


Enviesamentos identificados:
•Cognitivos
-Perseverança na crença
-Processamento da informação
•Emocionais

Explicação das Finanças Comportamentais para fenómenos de mercado que a teoria clássica não consegue justificar, e consequências dos mesmos.

Análise dos frequentes enviesamentos cometidos quando se investe (tanto a nível institucional como individual).

Ferramentas para se minimizar os erros/vieses identificados e formas de explorar os enviesamentos dos outros investidores.

Metodologia de Formação:

Tendo em consideração as condicionantes atuais, no que à realização de formações presenciais diz respeito, associadas à Pandemia Covid-19, a Formação em apreço adotará o formato à distância. Para o efeito, utilizar-se-á recursos tecnológicos síncronos, a fim de permitir a interação entre todos os participantes, em tempo real, de forma a assemelhar-se, o mais possível, ao formato presencial.
Esta formação terá por base métodos que privilegiem o envolvimento activo dos Formandos, combinando a teoria dos fundamentos, princípios e conceitos base com a análise e realização de alguns casos práticos de modo a facilitar a compreensão das matérias abordadas e promover a participação dos Formandos.
A formação não envolverá uma avaliação final de conhecimentos.
A participação na Formação dará direito à emissão de um Certificado de Frequência, se se registar uma assiduidade mínima de 90% sobre a duração global da Formação, admitindo-se uma tolerância de 10 minutos.
Os materiais de apoio da sessão serão disponibilizados em inglês.


Inscrições:
Para mais informações sobre as condições de inscrição, contacte o Secretariado da APFIPP (Tel. 21 799 48 40 / formacao@apfipp.pt).
 

Programa Efectuar Download

Ficha de InscriçãoEfectuar Download

 

 

« voltar  
  Imprimir imprimir
   
 
PT | ENG
© Turismo de Lisboa - www.visitlisboa.com

 

© 2010 APFIPP. Todos os direitos reservados - Site optimizado para IE versão 6.x ou superior
Powered by WeDo Technologies