Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios
   
 

Titulo : Cerimónia de Entrega dos Prémios Melhores Fundos – 2019
Data : 05-06-2019
 

 

CERIMÓNIA DE ENTREGA DOS PRÉMIOS MELHORES FUNDOS - 2019

 

COMUNICADO DE IMPRENSA

Prémios “Melhores Fundos, Melhor Dissertação Académica e Personalidade do Ano”, da APFIPP
A distinção da excelência nacional

 

Ontem, dia 4 de Junho, foram anunciados e entregues os prémios da APFIPP aos Fundos de Investimento Mobiliário, Fundos de Investimento Imobiliário e Fundos de Pensões Abertos que se destacaram em 2018, pela consistência dos seus resultados, uma vez que se tem em consideração, na atribuição dos referidos prémios, não só a rendibilidade obtida mas, também, o risco associado.

Nesta quinta edição dos prémios promovidos pela APFIPP, foram distinguidos 15 Fundos, cuja lista completa se encontra em anexo, geridos pelas seguintes Sociedades: BBVA Fundos, BPI Gestão de Activos; Caixagest - Técnicas de Gestão de Fundos; Dunas Capital - Gestão de Activos; Fundiestamo; GNB - International Management; GNB - SGFIM; GNB – SGFP; Invest Gestão de Ativos; Santander Asset Management e SILVIP.
 
Recorda-se que o objectivo desta iniciativa é o de premiar a Gestão Nacional de Fundos, quer estes estejam domiciliados em Portugal quer em outras jurisdições. Trata-se, pois, de distinguir a excelência nacional na Gestão de Fundos de Investimento e de Fundos de Pensões.
 
Para além disso, promove-se o aprofundamento do conhecimento académico e da literacia financeira nas áreas de vocação da APFIPP, premiando a que foi considerada a melhor Dissertação candidata. Em cinco edições dos Prémios "Melhores Fundos", este prémio foi entregue, pela primeira vez, a uma Tese de Doutoramento, tendo sido distinguido o trabalho elaborado por Joana Pena, intitulado “Essays on Social Screening and Mutual Fund Performance”. Na fundamentação da selecção da referida Tese, foi destacado o facto da mesma se tratar de um trabalho que “incorpora um conjunto de três ensaios distintos, bastante completos e detalhados, sobre um tema de enorme pertinência e actualidade, primando as análises efectuadas não só por uma elevada fundamentação, tecnicidade e robustez, mas também pelo respectivo carácter inovador”. Na atribuição do prémio, foi, ainda, evidenciado que “O comportamento dos Fundos de Investimento Socialmente Responsáveis e a utilização, por parte dos seus gestores, de filtros ESG, constitui o principal foco do estudo, contribuindo, nessa medida, para a dinamização do debate e reflexão em torno da Sustentabilidade, temática que se encontra no topo da agenda europeia e mundial”.
 
O prémio relativo à Personalidade do ano foi entregue à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, tendo sido recebido pela Presidente do Conselho de Administração da referida instituição, Dra. Gabriela Figueiredo Dias. Nas palavras do Dr. José Veiga Sarmento, Presidente da APFIPP, este galardão é devido ao papel que a CMVM tem assumido com o objectivo de assegurar uma regulação em Portugal que dispense o "Gold plating", pela preocupação demonstrada em tratar de temas relevantes para o futuro dos operadores e, ainda, pela capacidade de escuta e atenção dada às necessidades da indústria em Portugal. 
 

I. Gestão nacional de Organismos de Investimento Colectivo em Valores Mobiliários e de Organismos de Investimento Alternativo em Valores Mobiliários (domiciliados ou não em Portugal):

 
Categorias Designação do OIC
 Fundos de Acções Nacionais  Santander Acções Portugal (Classe A)
 Outros Fundos de Acções  Caixagest Ações Líderes Globais
 Fundos de Curto Prazo  EuroBic Tesouraria (Categoria A EUR)
 Fundos de Obrigações de Taxa Indexada  Caixagest Obrigações 
 Outros Fundos de Obrigações  NB - Euro Bond
 Fundos Multi-Activos  EuroBic Brasil - FIA
 Fundos Flexíveis  BPI Brasil
 Fundos PPR com Risco 2*  Santander Poupança Prudente FPR
 Fundos PPR com Risco 3*  NB PPR/OICVM
 Fundos PPR com Risco 4*  Alves Ribeiro PPR/OICVM

* - Inclui Fundos de Investimento Mobiliário e Fundos de Pensões Abertos.

 

 II. Gestão nacional de Organismos de Investimento Imobiliário: 

Categoria Designação do OIC
 Fundos de Investimento Imobiliário Abertos  Fundo VIP
 Fundos de Investimento Imobiliário Fechados  Fundiestamo I - FEIIF

 

III. Gestão nacional de Fundos de Pensões Abertos: 

Categoria Designação do OIC
 Fundos de Pensões Abertos com Risco 2  Multireforma Capital Garantido
 Fundos de Pensões Abertos com Risco 3  Multireforma
 Fundos de Pensões Abertos com Risco 4  BBVA Multiativo Moderado

 

IV. Dissertação Académica sobre Organismos de Investimento Colectivo, Gestão de Patrimónios e /ou Fundos de Pensões / conexões entre a Gestão de Activos e a de Fundos de Pensões com o Sistema Público de Pensões:

Título:

"Essays on Social Screening and Mutual Fund Performance"

Autora:

Joana Pena

 

V. Personalidade do ano:

Comissão do Mercado de Valores Mobiliários

 

Link:Regulamento

 

 

 

« voltar  
  Imprimir imprimir
   
 
PT | ENG
Foto fornecida por Sérgio Brito

 

© 2010 APFIPP. Todos os direitos reservados - Site optimizado para IE versão 6.x ou superior
Powered by WeDo Technologies